segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 de abril
Dia Mundial do Livro

Um livro é...


... ter muita imaginação. (Gabriela)

... como um doce. (Gustavo)

... lindo. (João Pedro)

... criar uma amizade. (Tatiana)

... ter um amor. (Beatriz Maia)

... muita magia! (Beatriz Cabete)

... fofo como uma almofada. (Daniel)

... ter muito carinho.  (Diogo)

... ter um amigo. (Filipa)

... ter paz. (Filipe  Cardoso)

... como voar. (Filipe Coutinho)

... saboroso como o chocolate! (Francisco)

... ter uma caixinha com surpresas. (Carlos)

... sentir alegria! (Rodrigo)

... um ursinho de peluche (Hugo)

... receber um grande abraço! (Paula)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Informação 

Informamos  que haverá uma reunião para os Pais e Encarregados de Educação do 2º ano, no próximo dia 20 de abril (6ª feira), pelas 18h, na sala da turma 7.



segunda-feira, 9 de abril de 2012

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Hans Christian Andersen


(adaptado de http://jornalao-arte.blogspot.pt/2006/12/biografia-de-hans-christian-andresen.html)


Hans Christian Andersen (Odense, 2 de Abril de 1805 - Copenhague, 4 de Agosto de 1875) foi um poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis. [...] os seus ensaios poéticos e o conto "Criança Moribunda" garantiram-lhe um lugar no Instituto de Conpenhagen. Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido. 

Entre os contos de Andersen, destacam-se: "O Abeto", "O Patinho Feio", "A Caixinha de Surpresas", "Os Sapatinhos Vermelhos", "O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio", "O Soldadinho de Chumbo", "A Pequena Sereia", "A Roupa Nova do Rei", "A Princesa e a Ervilha" entre outros.
Publicou ainda: O Improvisador (1835), Nada como um menestrel (1837), Livro de imagens sem imagens (1840), O romance da minha vida (autobiografia em dois volumes, publicada inicialmente na Alemanha em 1847), mas a sua maior obra foram os contos de fadas (Eventyrog Historier, ou Histórias e Aventuras) que publicou de 1835 a 1872), onde o humor nórdico se alia a uma bonomia sorridente, e onde usa simultaneamente a base constituída por contos populares e uma ironia dirigida aos contemporâneos.
Graças à sua contribuição para a literatura infanto-juvenil, a data de seu nascimento, 2 de Abril, é assinalado como o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil
Além disso, o mais importante prémio internacional do género tem o seu nome - este ano a vencedora foi Isabel Allende. 
Anualmente, a International Board on Books for Young People (IBBY) oferece a Medalha Hans Christian Andersen para os maiores nomes da literatura infanto-juvenil. Foi feito um filme no qual foi romanceada a história de Hans, mesclando trechos de seus contos com a sua vida, cujo título no Brasil foi " A vida num conto de fadas" (no original em inglês: "Hans Christian Andersen: My life as a Fairy Tale").