
sexta-feira, 29 de março de 2013
terça-feira, 19 de março de 2013
domingo, 10 de março de 2013
sexta-feira, 8 de março de 2013
Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.[1]
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher)
quinta-feira, 7 de março de 2013
Páscoa...
Com o mês de março chega, também, a Páscoa! E mais uma vez a profª Ana Filomena deslocou-se á nossa escola para construirmos um presentinho! |
Primeiro treinámos os origamis com papel de jornal, depois com um papel mais grosso e colorido! Conseguimos fazer a moldura!
quarta-feira, 6 de março de 2013
Alguns livros de José Fanha...

... aborda a realidade de tantas turmas, onde esxistem alunos de diferentes nacionalidades... excelente para abordar o tema do PAA " Educar para a Cidadania" - todos diferentes, todos iguais!

... quem acredita no Pai Natal, na fantasia dos sonhos e da imaginação? No mistério do natal, do amor, da família?...

... São tantas e tão engraçadas que podemos trocadilhar e encontrar palavras esdrúxulas, graves e agudas, magrinhas e barrigudinhas!

... cada vez são maiores as preocupações com a natureza que nos rodeia... somos TODOS responsáves pela conservação das nossas matas e florestas - somos guardiões da natureza!
sexta-feira, 1 de março de 2013
José Fanha
... Nasci no dia 19 de Fevereiro de 1951, no segundo andar de um prédio no meio de Lisboa.
Vivi os meus primeiros anos com a minha avó Berta Emília que me contava muitas histórias, verdadeiras e inventadas, e que me passou o “vício” bom de ler e de escrever. Hoje, passados muitos anos, continuo a precisar de ler e escrever tanto como de ar para respirar.
Estudei dos 10 aos 17 anos no Colégio Militar que é um Colégio interno. Andava fardado, tinha que marchar de um lado para o outro, e além das aulas normais, fazia muito exercício físico e desporto, e só saía aos fins-de-semana.
Aí comecei a escrever poesia e a perceber que a poesia era a língua que melhor me permitia falar de mim a mim e aos outros...
http://www.nonio.uminho.pt/netescrita/autores/jfanha.html
Visitas na escola...

Os Alfas e as Carochinhas conheceram, finalmente, a Ana, filhota da Carochinha-mor, que está a conluir o curso de Biologia e que, recentemente, viajou atá à Namíbia (África).
A acompanhá-la veio o Samuel que é monitor de equitação.
Com esta visita aproveitámos para colocar algumas questões acerca destas profissões, da localização da Namíbia no mapa-mundo, dos meios de transporte e dos animais domésticos e selvagens (temas estudados na área do estudo do Meio).
No quadro interativo vimos imagens da Namíbia e de alguns animais selvagens impressionantes, como a chita, o leão, o caracal, o cão selvagem, o suricata...
Obrigada, Ana e Samuel!
Março
Março, marçagão,
manhãs de inverno, tardes de verão...
Somos viajantes de muitos caminhos.
Debaixo das telhas fazemos os nossos ninhos.
Quem somos?
No comboio, um passageiro pergunta ao outro:
- Por favor, pode dizer-me qual é a próxima estação?
- Claro! É a primavera!
Março é um dos meses mais bonito do ano...
Com ele chegam datas importantes para comemorarmos como o Dia Internacional da Mulher (manifestação numa fábrica em 1857), o Dia do Pai, o Dia da Poesia, da Árvore e da Floresta, o Dia do Livro Português, o Dia do Teatro, a Páscoa (entre outros) ... e a primavera!
Gostamos tanto de apreciar as primeiras flores a cobrirem os campos de branco e de amarelo... o piar dos passarinhos a construir os seus ninhos debaixo das telhas e no meio daquelas folhinhas, ainda tão tenras e verdinhas, das árvores...
Já apetece trazer roupas mais coloridas, deixar o sobretudo e os casacos de lã em casa... os dias ficam maiores, o Sol começa a brilhar e ... há mais sorrisos no ar!
Gostamos tanto de apreciar as primeiras flores a cobrirem os campos de branco e de amarelo... o piar dos passarinhos a construir os seus ninhos debaixo das telhas e no meio daquelas folhinhas, ainda tão tenras e verdinhas, das árvores...
Já apetece trazer roupas mais coloridas, deixar o sobretudo e os casacos de lã em casa... os dias ficam maiores, o Sol começa a brilhar e ... há mais sorrisos no ar!
Subscrever:
Mensagens (Atom)