domingo, 11 de novembro de 2012

Viva o S. Martinho!!!


Para quem já não se recorda...

Lenda de S. Martinho

"Num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante e gelada.
S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo( só deu metade porque a outra metade pertencia ao imperador).
E, apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade.
Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de estio inundou a terra de luz e calor.
Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o ato de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso." 
Popular



Com o intuito de homenagear S. Martinho e preservar a tradição popular, os Alfas e Carochinhas participaram no tradicional magusto que se realiza anualmente no Largo junto ao Jardim de Infância de Meãs do Campo!
Uma tarde diferente de convívio e de aprendizagem entre as crianças, educadoras, professores e auxiliares e muitas castanhas assadas!
Um agradecimento à Junta de Freguesia que mais uma vez ofereceu as castanhas que eram bastante saborosas!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Posted by Picasa

4 comentários:

  1. Muitos giros! Isso é que foi diversão a valer!!!

    Beijinhos da professora Paula (nascida no dia de S. Martinho)

    ResponderEliminar
  2. Estrunfes e Estrunfinas15 de novembro de 2012 às 15:39

    Viemos ao blogue para ver os nossos amigos, mas principalmente para dar os PARABÉNS à "nossa" professora Paula! Muitos beijinhos e miminhos. Felicidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Sois muito simpáticos! fazer anos é sempre um dia especial em que voltamos a ser "pequeninos" e recebemos miminhos dos nossos amigos.

      Mais uma vez obrigada aos estrunfes e estrunfinas e à minha grande amiga a Professora Paula!

      Eliminar
  3. GOSTO MUITO DESSAS CARAS PRETAS .
    FOI DIVERTIDO.
    BIANCA

    ResponderEliminar